quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A história de São Valentim

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O
bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Inquérito sobre Língua Portuguesa

Podemos concluir que 60,78% dos alunos disseram que já ter lido livros do plano nacional de leitura, no entanto 18% disseram que não. 16% dos alunos ainda estão a ler e 4% dos alunos não estão interessados.









Podemos concluir que cerca de metade dos inquiridos dizem que as suas notas são boas, 14% pensam que as suas notas são excelentes e 13,73% afirmam ter notas muito boas. Apenas 14% considera as suas notas más e 2% más.






Podemos concluir que menos de metade dos alunos costumam ler, já 33% disseram que lêem apenas às vezes. 10% dizem ler raramente e 6% nunca lêem .









Podemos verificar que 35% dos alunos leram muitos livros para além dos da escola, no entanto 33% dos alunos leram apenas alguns. 25% dos alunos responderam que não lêem e ainda 4% dos alunos leram poucos livros.







Podemos concluir que a maioria dos alunos, 69%, acham que a disciplina de Língua Portuguesa pode ajudar no futuro, enquanto 24% dos alunos acham que provavelmente, mas 6% já acham que não.